Embora ter um site seja fundamental para a presença e estratégia de marketing digital da sua empresa, saber acessar a riqueza de informações que ele pode fornecer também é necessário. Com a pandemia muitas empresas perderam receita, configurar os recursos virtuais e aprender como capturar informações sobre o tráfego do seu site nunca foi tão importante como é agora. E, para ter acesso a esse tipo de informação, você precisa do Google Analytics, uma ferramenta gratuita e que pode ser usada para rastrear e medir o desempenho do seu negócio e permitir análises a partir disso. Infelizmente, a configuração do Google Analytics pode não ser tão fácil, por isso compilamos este guia para ajudá-lo e explicamos porque é importante fazer isso.
A importância do Google Analytics
Com utilização gratuita, esta é uma ferramenta poderosa para obter informações indispensáveis tanto sobre quem está visitando, como sobre a estruturação do seu site. Isso, por sua vez, pode ajudá-lo a fazer as mudanças necessárias em: técnicas de otimização de mecanismo de pesquisa, campanhas de marketing digital, criação de conteúdo, questões da marca, experiência do usuário e posicionamento geral da empresa. Aqui estão alguns pontos breves, sobre o que o Google Analytics pode lhe revelar:
- Quantidade de tráfego que o seu site está atraindo;
- De quais sites o tráfego está vindo;
- Quantidade de leads convertidos pelo tráfego no site;
- Detalhes sobre o tráfego de cada página da web individual;
- Os dados demográficos dos visitantes do seu site;
- Informações se o tráfego vem de acesso em computadores ou dispositivos móveis.
Essas informações são valiosas para pequenas, médias e grandes empresas que buscam impulsionar suas estratégias de marketing digital. Agora que sabemos o que o Google Analytics pode fazer por nós, vamos ao guia de como configurá-lo:
Primeiro Passo: obtenha uma conta do Google
Se você já tem uma conta do Google (Gmail), não precisa criar uma nova conta do Google e pode pular esta etapa. No entanto, se você não tiver uma conta ainda, precisará criar uma para usar e configurar o Google Analytics.
- Você pode criar uma conta AQUI.
- Preencha as informações e siga as instruções na tela.
- Pode ser solicitado que crie um perfil na conta. Esta é uma etapa opcional e pode ser ignorada se você quiser pular isso por enquanto.
Segundo Passo: configure o Gerenciador de Tags do Google
Esse procedimento permitirá coletar todos os dados do seu site e os enviar ao Google Analytics, onde você poderá visualizá-los. A tag pode ser atualizada manualmente e adicionada ao seu código do Google Analytics sem que você precise escrever todo o código manualmente, economizando tempo. Isso também torna mais fácil para os indivíduos que não têm nenhuma experiência em codificação, configurar e usar o Google Analytics.
- Clique no painel do Gerenciador de Tags do Google e adicione uma conta para ele.
- Você precisará adicionar um nome da conta e país.
- Em seguida, precisará configurar um contêiner. Isso exigirá um nome e onde o contêiner será usado (website, IOS, Android, AMP) – escolha web.
- Será solicitado a revisar os Termos de Serviço e a concordar com eles.
- Depois de acordado, você receberá um snippet (bloco de código) de instalação para seu contêiner.
- Você deverá então colar isso no back-end do seu site para gerenciar suas tags. Simplesmente, copie e cole o código em todas as páginas do seu site (em todos os cabeçalhos e após a abertura de cada parágrafo do corpo).
Para tornar mais fácil copiar/colar, se você estiver usando o WordPress, você pode usar o plugin Inserir cabeçalhos e rodapé para adicionar o script em todo o site. Isso significa que você precisará copiar e colar o snippet de tag, apenas uma vez.
Terceiro Passo: faça a configuração do Google Analytics
Agora você precisa se inscrever ou fazer login no Google Analytics com sua conta do Google recém-criada ou existente.
- Insira o nome da sua conta e o nome do site
- Digite o URL do site.
- Selecione a categoria do setor e o fuso horário do site.
- Aceite os Termos e Serviços para obter uma ID de rastreamento. Ele se parecerá com a seguinte string: UA-000000-4.
- Volte para o painel do gerenciador de tags do Google e adicione a tag de rastreamento ao painel. Basta clicar em “adicionar uma nova tag” para ser levado à página correta.
Configurando sua Tag
- No topo da página, nomeie a sua tag.
- Você verá duas áreas, uma chamada configuração e outra chamada acionamento.
- Clique na seção de configurações e escolha o tipo de Tag que deseja criar.
- Escolha Google Analytics – Universal Analytics.
- Agora escolha o tipo de dados que deseja rastrear
- Nas configurações do Google Analytics, escolha uma “nova variável” e insira seu ID de rastreamento do Google Analytics (se parecerá com a seguinte string: UA-000000-4). Você verá um espaço para isso.
Acionando sua tag
-
- Agora vá para a seção de “acionamento” da página de personalização da tag e selecione os dados que deseja enviar ao Google Analytics (o mesmo que você acabou de dizer à tag para rastrear).
- Na seção de acionamento, você também pode fazer com que rastreie “todas as páginas” para obter informações de todo o site.
- Não se esqueça de SALVAR!
Quarto Passo: faça a configuração de metas no Google Analytics
Agora você precisa dizer ao Google Analytics como você definiria sucesso em seu site. Para fazer isso, você precisará definir metas no painel do Google Analytics.
- No canto inferior esquerdo do painel, escolha Admin Cog Wheel.
- Em “todos os dados do site”, encontre o ícone Objetivo/Bandeira e clique.
- Isso leva você ao painel de metas, onde você pode criar uma nova meta.
- A partir daqui, você precisará examinar os modelos de metas e escolher uma que corresponda ao seu objetivo pretendido. Você verá exemplos como destino, duração, páginas/telas/sessão e evento.
- Escolha um desses modelos e preencha a descrição da meta, tipo e ID do slot da meta.
- Salve a meta e certifique-se de que ela está “registrando” (se há atualizações frequentes).
Quinto Passo: vincule a configuração do Google Analytics ao Google Search Console
O Google Search Console é outra ferramenta que os profissionais de marketing digital costumam usar para obter dados adicionais sobre a taxa de rastreamento do seu site, quais páginas internas e externas têm links para o seu site e quais consultas de palavras-chave você classifica nos resultados dos mecanismos de pesquisa. Se você deseja adicionar esse recurso, para configurá-lo e vinculá-lo, faça o seguinte:
- No painel do Google Analytics, clique nas Configurações novamente.
- Na coluna de opções do meio, localize as configurações de propriedade.
- Role para baixo na nova janela e encontre “ajustar console de pesquisa” , abaixo da configuração do console de pesquisa.
- Clique no botão adicionar.
- Role para baixo e clique em adicionar um site ao Search Console.
- Digite o nome / URL do seu site e clique em adicionar.
- Você receberá instruções sobre como adicionar o código HTML subsequente ao seu site.
- Adicione-o ao seu site e clique em salvar.
Esta é uma ferramenta útil que lhe dará uma visão inestimável das métricas do seu site, mas leva pelo menos 24 horas para começar o rastreamento de fato. Portanto, você precisará esperar pelo menos um ou dois dias antes de começar a revisar e analisar seus dados.