É muito comum em um processo de adoção da nuvem, o cenário onde temos recursos no datacenter local e precisamos migrar parte dessa estrutura ou expandir utilizando uma nuvem como a Microsoft Azure.
Existem diferentes formas de fazer isso, neste post iremos mostrar uma forma bem simples de conectar as duas estruturas. Essa arquitetura que vamos mostrar permite estender uma rede local para uma rede virtual do Azure, usando uma VPN (rede virtual privada) site to site. O tráfego flui entre a rede local e o Azure por meio de um túnel VPN IPSec.
Para conectar as máquinas virtuais do Azure aos recursos da sua rede local, é preciso configurar uma rede virtual do Azure entre os dois locais.
Na imagem acima existem duas redes conectadas por uma conexão VPN site to site: a rede local e a rede virtual do Azure.
Para configurar a conexão VPN entre a rede local e sua rede virtual do Azure, siga estas etapas:
Depois de estabelecer a conexão VPN de site a site, você pode adicionar máquinas virtuais do Azure às sub-redes da rede virtual.
Com a rede VPN criada, as duas estruturas estarão conectadas e a comunicação irá trafegar de forma segura. Neste link você encontra o material original da Microsoft com o passo a passo e os comandos necessários para realizar essa conexão.
Nosso time técnico também oferece suporte para ambiente Microsoft Azure e pode auxiliar na sua migração para a nuvem. Entre em contato conosco e descubra como usufruir dos melhores recursos da nuvem Azure.