O que exatamente é Analytics e por que sua empresa deveria usar esse recurso? Analytics é o processo de observar e entender quem está visitando seu site, com qual frequência e de quais dados demográficos. Embora isso soe como algo que toda empresa deveria explorar, muitos negócios não levam isso em consideração ou nem mesmo usam um software no seu site. Isso pode levar a uma possível perda de engajamento do cliente por não corrigir falhas de design ou problemas de codificação, o que afetará na reputação do seu site e da sua empresa.
O Analytics fornece informações vitais, como:
Todas essas coisas estão no centro da análise e não são as únicas para as quais o Google Analytics pode fornecer uma resposta. Antes de chegarmos a isso, no entanto, precisamos falar sobre como instalar o Google Analytics em seu site.
Antes de instalar o Google Analytics, você precisará criar uma conta. Isso pode ser feito facilmente se você já usa produtos do Google, mas se não, precisará criar uma nova conta. Esta conta só deve ser acessada por você. Importante citar que você pode dar a outros a capacidade de acessar suas análises, mas você deve ser o único no controle delas. Isso é importante porque alguém com acesso total às suas análises pode usar seus dados para outros fins.
Depois de se inscrever, será solicitado o preenchimento de um formulário de informações relacionadas ao seu site. Embora o Google Analytics possa permitir que você gerencie até 50 sites a qualquer momento, é recomendado que os iniciantes comecem com o gerenciamento de apenas um site. Os sites também não podem ser movidos de uma conta do Analytics para outra, se for necessário, eles precisarão ser recriados.
Depois de preencher todos os formulários e as configurações necessárias para a conta do Analytics, será solicitado que você instale um código de rastreamento em seu site. Depois de concordar com os termos e condições do Google Analytics, você receberá este código do site. O código deve ser programado em cada página do seu site e dependendo de qual método de criação de site ou aplicativo você usou, este processo pode variar. Consulte o Google sobre o mecanismo de escolha do seu site para ver como instalar o código de rastreamento.
Uma maneira de conseguir ótimos dados analíticos, é adicionar uma barra de pesquisa ao seu site. Rapidamente, você receberá grandes quantidades de dados com base nas consultas e dúvidas dos clientes na barra de pesquisa do seu site. Isso é extremamente benéfico para ver quais produtos específicos são populares e quais perguntas podem estar frustrando os usuários. Uma barra de pesquisa pode ser instalada em seu site por meio do painel do Google Analytics. Consulte o Google para obter guias e manuais específicos, pois eles variam de acordo com a plataforma em que foi construído o seu site.
Depois de instalar seu código de rastreio, você deve pensar em um motivo principal para usar o Google Analytics. Talvez você queira diminuir os problemas de atendimento ao cliente ou diminuir os tempos de espera para entregas de produtos. Seja o que for, você deve documentar seus objetivos e atualizar seus controles com dados precisos de seu site e dos resultados analisados.
Depois de concluir as etapas anteriores, você pode começar a visualizar e analisar seus dados analíticos. Com cada login no Google Analytics, você será levado ao seu Relatório de visão geral do público (um conjunto de tráfego do site relacionado ao seu negócio), este é apenas um dos cinquenta tipos de dados que o Google Analytics permite que você visualize.
Esta listagem dá uma ideia geral do tipo de análise que sua empresa pode realizar. Existem centenas, senão milhares de benefícios por meio do uso de análises e, uma vez que você desenvolve uma compreensão fundamental de como ela funciona e aproveita essas informações, o tráfego e engajamentos poderá disparar.