O email marketing é uma forma econômica de interagir diretamente com os clientes para atingir as metas de marketing.
Você pode direcionar os interesses, desejos e necessidades específicas do seu cliente diretamente por meio da caixa de entrada. Esta é uma forma mais pessoal de se comunicar com seus clientes em comparação com os outros canais de marketing digital.
Embora diferentes métodos de marketing digital, como SEO e mídia social, estejam se tornando mais populares, o email marketing não deve ser esquecido. Quanto mais saturados outros canais de marketing digital se tornam, mais valioso se torna o email marketing. A maioria das pessoas que usa a Internet possui uma conta de e-mail. Portanto, você poderá alcançar pessoas que estão inacessíveis por meio destes outros canais (aqueles que não têm mídia social ou usam pouco).
O email marketing pode ser especialmente benéfico para pequenas empresas. Os consumidores muitas vezes sentem uma conexão mais profunda com as pequenas empresas do que com os concorrentes maiores, portanto, os destinatários provavelmente serão mais responsivos ao conteúdo do seu e-mail.
O email marketing é exatamente o que parece: envio de uma mensagem a um determinado público por e-mail. No entanto, existem várias maneiras de usar esse recurso, e como você faz isso dependerá de seus objetivos. Por exemplo, você pode:
O objetivo dos seus e-mails ajudará a determinar uma estratégia eficaz, mas ele pode permanecer consistente ou variar de semana para semana, dependendo do que você deseja alcançar.
Depois de estabelecer um propósito, você pode gerar uma estratégia eficaz em torno de seus objetivos. Deve então criar uma lista de e-mail composta por seus clientes-alvo e fornecer uma maneira fácil para outras pessoas também se inscreverem para receber seus e-mails (em seu site, link nas redes sociais, planilha de inscrição em seu local físico, etc.). Você pode ainda segmentar sua lista em dados demográficos mais específicos e enviar e-mails de acordo com os interesses particulares de seus subgrupos.
Será essencial criar uma programação para compartilhar seus e-mails. Talvez você tenha os recursos e o conteúdo disponíveis para enviar e-mails diariamente, ou talvez apenas uma vez por semana. É importante encontrar um equilíbrio, se conectar com seus clientes com frequência suficiente para incentivar o envolvimento, mas não sobrecarregar as caixas de entrada até que eles comecem a pensar em cancelar a assinatura.
Você também precisará considerar o formato de seus e-mails e como eles serão recebidos no celular. De acordo com a HubSpot, 46% dos e-mails são abertos em um dispositivo móvel, portanto, o envio de e-mails em formatos responsivos e adaptáveis é crucial para oferecer qualidade.
Você pode incluir gráficos, imagens e vídeos para tornar seus e-mails mais atraentes visualmente. Se os e-mails que você está enviando forem apenas palavras em um fundo branco, será menos provável que as pessoas os leiam. Embora seja importante incluir visuais diferentes para manter seu conteúdo atualizado, lembre-se de manter os gráficos e esquemas de cores consistentes com sua marca!
Escreva linhas de assunto envolventes. A linha do assunto é a primeira coisa que as pessoas leem e é um grande determinante para os destinatários abrirem ou ignorarem o e-mail. Sua linha de assunto deve criar entusiasmo e fornecer uma visão sobre o que esperar do e-mail. Você pode até personalizar sua linha de assunto incluindo os nomes dos destinatários para aumentar a taxa de abertura. As linhas de assunto também devem ser curtas, para demandar menos espaço em dispositivos móveis.
Você deve monitorar suas taxas de abertura e cliques para avaliar a eficácia de sua estratégia e descobrir onde os ajustes são necessários. Isso também mostrará quais destinatários estão inativos em seus e-mails para desenvolver uma maneira melhor de se conectar com seus clientes. Suponha que os destinatários não estejam abrindo seus e-mails de maneira consistente. Nesse caso, você pode ter o endereço de e-mail errado, seus e-mails podem ser redirecionados para a pasta de lixo eletrônico ou talvez eles simplesmente não usem o e-mail e seria melhor se conectar com eles de outra forma. As taxas de abertura também ajudarão a descobrir o tipo de conteúdo que tem um bom desempenho entre os espectadores e fornecer orientação para a criação de conteúdo futuro.
Acima de tudo, você deve fornecer valor aos destinatários. Não importa o quão incrível seja o resto de sua estratégia se o formato e o conteúdo do seu e-mail forem de baixa qualidade. Pense, o que seus clientes desejam receber nos seus e-mails. Quanto mais as pessoas gostarem de seus e-mails, mais positivamente eles se refletirão em sua marca e no relacionamento com seus clientes. Isso aumentará as taxas de abertura, gerará mais respostas e, de modo geral, ajudará você a atingir seus objetivos.
Se você está imaginando se a sua pequena empresa deve investir em uma estratégia de email marketing, a resposta é sim. Desenvolver e executar uma estratégia de marketing digital eficaz ajudará sua empresa a gerar leads e a construir um relacionamento mais forte com seus clientes.
Email marketing é uma estratégia de marketing válida que pode ser altamente valiosa para as pequenas empresas.