Escolhendo as plataformas de Mídia Social para o seu negócio

01 Jan. 70
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Uma mídia social pode ser um ótimo canal de mercado, especialmente para pequenas empresas. A maioria das empresas investe em algum tipo de marketing de mídia social. Colocando em números, 91% das empresas usam alguma forma de mídia social de acordo com a Review42.

Para maximizar seu potencial de marketing, é essencial produzir uma estratégia de mídia social. Um dos principais componentes do desenvolvimento de uma estratégia de mídia social é entender quais plataformas serão mais benéficas para o seu negócio, para que você possa direcionar melhor seus esforços.

Talvez você pense em estabelecer uma presença sólida em várias plataformas possíveis para maximizar a visibilidade de sua empresa. Embora isso possa ser desejável, é essencial reconhecer quais plataformas o ajudarão melhor a atingir seus objetivos de marketing. Dessa forma, você economiza tempo e dinheiro e poderá criar um vínculo mais forte com seu público usando a mídia social mais assertiva.

Existem muitos tipos diferentes de redes sociais. Independentemente de sua atividade nessas plataformas, você deve estar ativo em pelo menos um dos cinco sites de mídia social mais populares: Facebook, Instagram, Youtube, LinkedIn e Twitter.

5 etapas para ajudá-lo a decidir a plataforma de mídia social certa para o seu negócio

Estabeleça seus objetivos de mídia social

Primeiro, você precisa gerar metas claras sobre o que deseja alcançar por meio da mídia social.

Plataformas específicas serão melhores para você, dependendo do que você pretende realizar. Provavelmente, sua meta geral será impulsionar as vendas aumentando a visibilidade online de sua empresa, mas você também deve estabelecer outras intenções para ajudá-lo a ver o sucesso. Por exemplo, você pode querer se concentrar em se conectar com a comunidade local ou então outro grupo de negócios relevante para o seu setor. Várias plataformas fornecerão diferentes potenciais, dependendo de sua finalidade. Qualquer que seja o seu objetivo, ele deverá indicar qual plataforma trará mais benefícios para a sua empresa.

Onde está seu público-alvo?

Provavelmente, o fator mais importante para determinar a plataforma certa para sua empresa é descobrir onde seu público-alvo está ativo. Pergunte a si mesmo: “quem estou tentando alcançar por meio da mídia social e onde eles estão?”

Embora existam todos os tipos de pessoas em diferentes sites de mídia social, você deve entender onde as pessoas que são mais receptivas às suas mensagens de mídia social estão ativas.

Por exemplo, a maior faixa etária dos usuários do Facebook é de 25 a 34 anos. O Facebook também é a plataforma mais usada para usuários com mais de 65 anos. A geração do milênio está mais propensa a usar várias plataformas de mídia social, enquanto a geração mais velha pode estar ativa apenas em um site. Considerando essas informações, se sua faixa etária primária for da categoria 65+, o Facebook seria uma plataforma adequada para sua empresa estar ativa.

Além disso, você deve considerar outros fatores além da idade. Por exemplo, muitos alunos usam o LinkedIn para se conectar com empregos e empresas em potencial. Se deseja atingir estudantes universitários para qualquer finalidade, o LinkedIn seria uma excelente plataforma para utilizar.

Por meio de pesquisas, você pode descobrir a localização de seu público-alvo nas redes sociais e concentrar seus esforços de marketing de acordo.

Qual é a melhor forma de compartilhar sua mensagem?

Outro fator importante que pode direcionar para as melhores opções de plataforma para sua empresa, é determinar como deseja compartilhar a sua mensagem. 

Por exemplo, o Instagram é uma plataforma baseada no compartilhamento de fotos. Se sua empresa possui um componente altamente visual que pode ser compartilhado por meio de imagens e vídeos curtos, esta seria uma plataforma atraente para sua empresa utilizar. Por outro lado, o Twitter é melhor para compartilhar mensagens curtas escritas. Se sua empresa deseja compartilhar um conteúdo breve sem um grande foco visual, o Twitter seria uma plataforma mais adequada. O YouTube é a melhor plataforma para compartilhar conteúdo em formato de vídeos mais longos. Então, se essa é a forma de conteúdo mais compatível com o seu negócio, você deve se concentrar na criação de conteúdo no Youtube.

As funções principais das plataformas irão sugerir os melhores meios de comunicar sua mensagem. 

Quanto tempo você tem para o marketing de mídia social?

Além de escolher a plataforma certa para o seu negócio, você deve produzir conteúdo de qualidade. Sua empresa não terá sucesso em nenhuma plataforma se o conteúdo não fornecer nenhum valor aos espectadores.

Produzir conteúdo de qualidade pode levar tempo, algumas plataformas exigem mais tempo e esforço do que outras. Criar um vídeo de alta qualidade no YouTube provavelmente exigirá mais trabalho do que fazer uma postagem no Facebook. Se você deseja fazer conteúdo de vídeo, mas não tem tempo ou recursos de equipe para criar conteúdo no YouTube, pode procurar outras plataformas onde o compartilhamento de vídeo pode ser mais simples e ainda assim bem-sucedido, como o Instagram.

Outros fatores, como quantas pessoas estão envolvidas na produção do conteúdo, também influenciam. Crie um planejamento de mídia social, e descubra a quantidade de tempo que você precisa para investir na criação de conteúdo para o seu negócio pesando cada detalhe. 

Quais plataformas seus concorrentes estão usando?

Uma ótima maneira de entender quais plataformas são compatíveis com o seu negócio é observar em quais plataformas outras empresas do seu setor estão ativas.

Alguns de seus concorrentes podem usar o marketing de mídia social há muito tempo e já perceberam quais plataformas são as melhores para se comunicar com os clientes do seu nicho.

Ao pesquisar a estratégia de mídia social do seu concorrente, você pode descobrir muitas dicas úteis para aplicar ao seu planejamento, como a frequência com que eles estão postando e que tipo de mídia de conteúdo estão compartilhando.

Outra consideração ao avaliar a estratégia de seus concorrentes é como diferenciar seu negócio em seu setor. Suponha que todos os seus concorrentes sejam os mais ativos no LinkedIn, mas você tem ideias criativas de conteúdo visual. Nessa situação, você pode marcar presença no LinkedIn, mas focar um esforço maior no Instagram para ser um líder do setor em uma plataforma onde seus concorrentes não são. Isso pode tornar mais difícil encontrar o seu público-alvo, mas a recompensa será substancial se for bem-sucedido.

Selecionar a plataforma certa para o seu negócio pode exigir algumas tentativas e erros. Pode ser que a plataforma na qual você espera ver um imenso sucesso falhar, e a plataforma menos empolgante pode surpreender. Redes populares de fast-food como Wendys e Burger King tiveram grande sucesso no Twitter, um site desavisado para seus produtos.

Você pode iniciar sua estratégia de marketing de mídia social selecionando alguns canais que considera mais adequados para sua empresa testar. Como quase tudo na vida, levará algum tempo antes de você começar a ver os resultados.

Escolher a plataforma certa irá ajudá-lo a integrar seu negócio nas mídias sociais e garantir que você fale com aqueles que são mais receptivos ao seu conteúdo, mas a escolha adequada por si só, não será suficiente. Para ter sucesso em qualquer plataforma, você deve compartilhar conteúdo útil e interessante, e oferecer valor para o seu público!

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Lets Nurture
Posted by Lets Nurture
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